A pneumática é a área da engenharia que trata do comportamento do ar comprimido e seu emprego na transmissão de energia. Utilizando uma fonte limpa e abundante, projetos pneumáticos podem ser empregados em vários setores oferecendo uma solução robusta e rápida para os processos.

Ela tem importância fundamental na automação industrial. A sua utilização tornou-se um meio barato e simples, devido às propriedades do ar comprimido.Traz inúmeras vantagens como fácil armazenagem e transporte, abundante no meio ambiente,  seguro, limpo, rápido além de não variar com a temperatura.

Componentes comuns em aplicações pneumáticas são cilindros, sensores, válvulas pneumáticas, filtros, reguladores e pressostato. O funcionamento dos sistemas pneumáticos se resumem em três passos, geração do ar comprimido do ambiente no compressor, distribuição na rede pneumática e por fim a aplicação nas cargas, cilindros e outros equipamentos.

A indústria que adota esse tipo de automação tem várias vantagens algumas delas são o aumento da produção com um investimento muito baixo e diminuição de custos, trabalhar com uma fonte segura limpa e ao mesmo tempo robusta que não sofre interferências de vibrações, além de ter fácil manutenção. E ainda é fácil de implementar e entender seu funcionamento e operação além de ser resistente a ambientes hostis.

Mesmo com a chegada de novas tecnologias e a indústria 4.0 os sistemas pneumáticos continuaram a ser muito utilizados. A coleta de dados e diagnósticos fez com que os sistemas pneumáticos pudessem ser otimizados. Desde válvulas inteligentes até coleta e comunicação I/O-link a pneumática continua sendo uma opção versátil, eficiente e de qualidade para qulquer indústra.

plugins premium WordPress