O primeiro robô industrial surgiu nos EUA, Nova Jersey e erguia peças aquecidas de metal e as empilhava. Atualmente os robôs industriais atuam em diversos campos e funções além de ser uma tendência para a indústria 4.0.

Em 1961, o primeiro robô industrial foi instalado em uma montadora de automóveis em Nova Jersey, nos EUA. Ele erguia peças aquecidas de metal e as empilhava.

Segundo a ISO (organização internacional de normalização), um robô industrial é definido como um manipulador multipropósito controlado automaticamente, reprogramável e programáveis em três ou mais eixos.

Robôs são capazes de desempenhar diversas funções repetitivas rapidamente sem erros, além de ter inúmeras aplicações. As principais vantagens de um robô são:

Investimentos na robótica vem aumentando em todo mundo. Segundo a federação internacional de robótica, a venda de robôs industrias alcançaram o valor de 16.5 bilhões de dólares em 2018 a previsão é continuar subindo até 2022. Com tanto investimento a demanda dos robôs e suas aplicações aumentaram. Com isso diversos tipos físicos foram criados para se adaptar em cada setor.

Basicamente existem várias formas de dividir os robôs. A primeira é em relação a sua autonomia onde se dividem em:

E também podem ser divididos de acordo com sua estrutura e geometria onde se dividem em 6 tipos:

 

plugins premium WordPress