A automação industrial está sempre sendo discutida para que os produtos finais estejam sempre com qualidade cada vez melhor. No brasil, mesmo que a discussão ainda não seja tão grande, a mudança da indústria vem permitindo que marcas nacionais cresçam cada vez mais.
Investimento em pesquisa é imprescindível para a evolução de um país e a automação industrial é diretamente impactada por esses incentivos tão importantes. O Brasil segue a passos lentos nesse caminho, mas ainda percebemos um aumento gradual. Segundo índice global de inovação, que fornece métricas detalhadas sobre o desempenho de inovação de 126 países representando 90.8% da população mundial, em 2020 o brasil alcançou a posição 62º.
Em 2020 o brasil sofre com a pandemia que perdura até hoje, em 2021. Com isso os setores precisaram se adaptar e automatizar seus processos. Segundo o índice de automação do mercado brasileiro a automação aumentou em 3% para industrias e consumidores, mesmo percentual encontrado nos setores de serviços e comércios.
O estudo, realizado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com apoio da empresa de pesquisas GfK, tem como objetivo mensurar o quanto a automação está presente nas empresas brasileiras e na vida do consumidor. O índice é mensurado em um intervalo de avaliação de 0 a 1, sendo 0 a ausência de automação e 1 a representação plena da automação e desde que foi empregado em 2016 calculou um aumento de 7%.
O brasil é um pais com enorme potencial e pode crescer ainda mais. Investir em ferramentas da indústria 4.0 deixa a empresa um passo à frente. Mesmo com todos os benefícios da indústria 4.0 e exemplos de cortes milionários de custos devidos as implementações em grandes empresas, apenas 1.6% delas é uma indústria 4.0 segundo pesquisa da CNI.