Controle de processo discreto e controle de processo contínuo são tipos de automação industrial, o controle de processo discreto, que é executado em etapas e o controle de processo contínuo que é feito de forma ininterrupta a fim de garantir o maior volume possível de produto final.

A automação industrial é comumente classificada em dois tipos: controle de processo discreto que consiste na execução feita em etapas onde realiza-se a alimentação do procedimento com matéria-prima, ocorrendo na sequência a reação e, por fim, a tiragem do produto ou semifinal. Já o processo contínuo consiste na operação feita de forma ininterrupta a fim de garantir o maior volume possível de produto final. Assim, quando uma fase da operação é concluída, o produto é imediatamente transferido para outra máquina, que prosseguirá com o processo de fabricação.

O processo discreto envolve muitas operações de liga desliga. O seu controle se baseia no mundo binário(digital), onde os estados de um equipamento ou instrumento só podem assumir as condições de ligado
ou desligado, energizado ou desenergizado, aceso ou
apagado, alto ou baixo, 1 ou 0. O processo discreto requer controle lógico e pode ser dimensionado a partir dos SEDs (sistemas de eventos discretos)

O processo é contínuo quando a matéria prima entra num lado do sistema e o produto final sai do outro lado
continuamente. O termo contínuo significa um período de tempo relativamente longo (h, dias). Exemplos: Mineração, siderurgia, petroquímia, sucro-alcooeira, etc.

plugins premium WordPress